III Seminário Regional e Fórum de Educação do Campo - UFRGS
Região do Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre
20 anos da Educação do Campo: educação transformando a sociedade
2018
METODOLOGIA DO EVENTO
O Seminário está organizado para receber professores/educadores dos espaços escolares (em diferentes níveis e modalidades) e não escolares, organizações sociais e populares. O importante é que as pessoas participantes estejam efetivamente envolvidas em processos educativos, nos diferentes contextos e povos do campo (quilombolas, ribeirinhos, pescadores, indígenas, camponeses, artesãos, agricultores familiares,...).
Propõe-se uma metodologia participativa, que se desenvolve em painéis, apresentação de trabalhos e de experiências, em forma de pôster e projeto cultural.
Serão realizados dois painéis, cada um com um painelista e dois mediadores (um docente da Universidade e outro representante das organizações sociais e populares). A dinâmica será de apresentação de palestras, com espaço de debate com a plenária. As considerações finais ficam a cargo do painelista e mediadores. O objetivo dos painéis é o aprofundamento teórico metodológico da temática debatida.
Painel I: Balanço dos 20 anos da Educação do Campo.
Painel II: Diretrizes: Nacional e Estadual/RS da Educação do Campo.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: Os trabalhos serão submetidos e avaliados por um comitê científico e apresentados nos Grupos de Trabalho, durante o Seminário. A organização seguirá a distribuição por eixo-sala. Haverá um coordenador para cada Grupo de Trabalho e dois mediadores; um docente de Instituição de ensino superior e um representante das Entidades. Cada trabalho terá, no máximo, 15 minutos para ser apresentado.
SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS: A apresentação das experiências pode ser em forma de pôster e/ou socialização de experiências dos movimentos sociais, das escolas, coordenadorias de educação, Universidades e Secretarias municipais de educação.
PROJETO CULTURAL: O espaço cultural no Seminário compreende as manifestações culturais e artísticas que expressam as realidades sociais, relacionadas dinamicamente com a totalidade da proposta do Seminário.
AVALIAÇÃO DO EVENTO: Esse momento final objetiva melhorar e superar as dificuldades encontradas.