III Seminário Regional e Fórum de Educação do Campo - UFRGS
Região do Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre
20 anos da Educação do Campo: educação transformando a sociedade
2018
GRUPOS DE TRABALHO
- Os eixos de trabalho contemplam tanto pesquisas, quanto reflexões teóricas metodológicas sobre experiências educativas escolares e não escolares, relacionadas a educação do campo, nas diversidades e especificidades dos sujeitos que as constituem.
- Os trabalhos constituem-se de resumos expandidos e posters que devem ser inscritos em um dos eixos propostos:
Eixo 1: Política Pública e Educação do Campo: Educação Básica e Ensino Superior
EMENTA: Condicionantes sócio-históricos da educação como política de Estado, na perspectiva do direito a educação: o Estado brasileiro e a formação do sistema educacional. Políticas públicas educacionais que integram a organização e a estrutura dos sistemas de ensino municipal, estadual e federal, relacionadas à Educação Básica e ao Ensino Superior: fundamentos das políticas públicas, contradições e limites na sociedade capitalista, notadamente na atualidade; processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação das políticas públicas; fundamentos e experiências de processos de luta e de processos educativos, pela conquista e garantia de implementação das politicas públicas na Educação Básica e Ensino Superior.
Eixo 2: Desenvolvimento do campo, agroecologia, cooperativismo e Educação do Campo
EMENTA: Estudos teóricos metodológicos de experiências na área do desenvolvimento do campo, agroecologia, cooperativismo e Educação do Campo escolar e não escolar, na perspectiva do desenvolvimento da emancipação do coletivo dos sujeitos do campo.
Eixo 3: Formação de Educadores do Campo
EMENTA: Desafios da Universidade e da Educação na formação de professores que promovam um processo de ensino aprendizagem com qualidade social, tendo em vista o desenvolvimento do sujeito na integralidade e a emancipação humana. Aspectos políticos, epistemológicos e pedagógicos da formação docente e a reflexão sobre as implicações destes aspectos na organização do processo educativo e no papel do professor da educação do campo em diferentes contextos.
Eixo 4: Gestão educacional e a organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo
EMENTA: Reflexão teórico-prática sobre a gestão da Educação do Campo em espaços escolares e não escolares, no que diz respeito a estrutura, organização e funcionamento da gestão pedagógica, administrativa e financeira. Documentos referenciais da gestão, tais como: Plano Nacional de Educação, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. Participação do coletivo no processo de discussão e na tomada de decisões sobre o cotidiano da educação do campo em todos os níveis, modalidades e contextos.
Eixo 5: Identidade e Diversidade: acesso e permanência na escola do campo; níveis e modalidades de ensino
EMENTA: As relações camponesas consolidam-se a partir das práticas sociais e dos movimentos sociais que, alicerçados em aspectos culturais e identitários que afirmam e protagonizam a intensa e a necessária diversidade histórica e sociocultural, que compõe os ambientes rurais. Essas distintas composições, e seus respectivos distintos sujeitos, permitem a emergência de um momento de construção epistemológica que registra a constituição de uma escola do campo que reclama a utilização de parâmetros educacionais e diretrizes curriculares com o objetivo de consolidar a Educação no Campo, cujos preceitos são desafiadores. Deste modo, o Grupo de Trabalho 05 “Identidade e diversidade: acesso e permanência na escola do campo; níveis e modalidades de ensino” se abre à necessidade de que, a partir das questões relacionadas à identidade e à diversidade, sejam estabelecidas uma reflexão sobre acessos e as permanências nas Escolas do Campo e as suas especificidades das modalidades (educação de jovens e adultos, educação indígena, educação quilombola e educação profissional e tecnológica).
Eixo 6: Experiências concretas de processos educativos não escolares em Educação do Campo
EMENTA: Esse eixo temático visa um espaço de socialização de vivências, experiências, pesquisas e ações/práticas coletivas emancipatórias que estabeleçam profícuo diálogo entre processos educativos para além dos espaços escolares e que envolvam os sujeitos do campo. Possibilita também espaços de socialização para experiências de trabalhadores (as) da educação do campo em suas organizações e movimentos sociais. Tendo a educação do campo e popular como processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Os trabalhos poderão ser orientados pela perspectiva de estudo e de registro histórico, de formas artísticas e culturais, de programas/projetos e propostas pedagógicas promotoras de arte, de cultura e de conscientização. Além de relatos de experiência, vivência, de sistematização de práticas emancipatórias e de intervenção social.
Eixo 7: Educação inclusiva na Educação do Campo
EMENTA: Estudos teóricos cujo tema de pesquisa contemple a inclusão na Educação do Campo; Práticas pedagógicas desenvolvidas em ambientes do campo – escolar e não escolar – que primem pela perspectiva inclusiva; Relatos de experiências vivenciadas no campo enfocando a inclusão ou a educação especial.
Eixo 8: Currículo, práticas interdisciplinares e temas geradores em Educação do Campo
EMENTA: Experiências pedagógicas interdisciplinares no contexto da Educação do Campo; Organização do trabalho pedagógico a partir de temas geradores; Propostas curriculares para/na Educação do Campo na perspectiva interdisciplinar; As experiências de estágio supervisionado na formação de educadoras/es na educação no/do campo; Pedagogia da Alternância e a potencialidade do diálogo interdisciplinar; Formação por área de conhecimento: desafios na formação de educadores do campo e à promoção do trabalho docente interdisciplinar.